Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Entendendo-se como inédito aquele trabalho que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.
  • O arquivo de submissão do manuscrito deverá ser criado com extensão “.doc” “.docx” ou “.rtf” (não serão aceitas outras extensões) compatível com o Microsoft Word® ou o LibreOffice® e não pode ultrapassar 2 Mb de tamanho.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço entre linhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO

Para submeter seu artigo científico é necessário seguir os critérios estabelecidos no modelo disponibilizado para download no rodapé (final da página).

ENVIO: Os artigos científicos serão recebidos única e exclusivamente pelo portal da RCMOS - Revista Científica ou pelos e-mails rcmos.rev@gmail.com e/ou contato@revistacientificaosaber.com.br.

1 A RCMOS reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu Conselho Editorial e Consultivo, como também, o direito de propor eventuais alterações.

2 Os textos deverão ser inéditos, revisados, além de terem sua linguagem em conformidade com a publicação científica. Entendendo-se como inédito aquele trabalho que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.

3 Os trabalhos a serem publicados devem ser enviados à revista em meio eletrônico como, para revisão por pares:

  1. Artigo Científico;
  2. Monografias;
  3. Trabalhos de Conclusão de Curso;
  4. Dissertações de Mestrado;
  5. Teses de Doutorado;
  6. Anais de Congressos, Simpósios e Encontros de Pesquisa.

 

REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

  1. Editor de texto: Microsoft Word – Windows 6.0 ou superior
  2. Formato: Word
  3. Margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
  4. Paginação: canto inferior direito
  5. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  6. Parágrafo: alinhamento justificado
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5
  8. Tamanho do papel: A4
  9. Recuo de parágrafo de 1,5cm
  10. Máximo de coautores por trabalho: cinco

ELEMENTOS ESTRUTURANTES

Os trabalhos deverão conter:

  1. Título - em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizado.
  2. Título em inglês - em fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e centralizado.
  3. Nome dos autores (com a devida qualificação em nota-de-rodapé)
  4. Resumo (em língua vernácula e resumo, com 180 a 250 palavras, abrangendo o campo de estudo, assim como os objetivos, método, materiais, resultado e conclusão)
  5. 5. Abstract: Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste. 
  6. De três a cinco palavras-chaves, com alinhamento à esquerda (em português e inglês)
  7. Introdução
  8. Fundamentação Teórica
  9. Métodos
  10. Resultados e Discussões
  11. Considerações finais
  12. Referências (devem ser dispostas em ordem alfabética seguindo a primeira letra do Sobrenome do Autor de acordo com a ABNT)

 

REFERÊNCIAS E NOTAS

As Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto.

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano em caso de citações indiretas.

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano e página da publicação no caso de citações diretas.

Sobre as citações diretas: Citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e sem itálico. Já as citações com mais de três linhas devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com times new roman 10, e com o espaçamento simples, sem aspas.

Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e devem ter objetivo de esclarecimento sobre passagens no texto. Ao utilizar notas de rodapé, adotar o sistema numérico.

Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e ser colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. A estrutura do trabalho foi elaborada conforme apregoam as normas de submissão.
  3. O trabalho não ultrapassa os limites de páginas, está formatado de acordo com as normas do periódico e as citações e referências foram elaboradas conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  4. O artigo apresenta o resumo e as palavras-chave no idioma original do texto e em outro idioma de divulgação internacional.

 

TAXAS

Após a submissão será realizada a pré-análise do artigo e documentos suplementares, se houver alguma pendência, a revista solicitará a correção. Caso a solicitação de adequação não seja atendida no prazo estabelecido a submissão será cancelada. 

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a RCMOS cobrará:

 

1.Taxa de Avaliação;

2.Taxa Única

  1. Taxa Única no valor de R$79,90 (não reembolsáveis), deverá ser paga no momento do envio para submissão do material.

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua submissão e solicitando o pagamento da Taxa Única. O pagamento deverá ser realizado gerado no endereço que será encaminhado no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado em “Documentos suplementares”. 

Após aprovação do manuscrito na pré-análise, o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa única, o artigo seguirá para a Primeira Etapa da avaliação.

Ressaltamos que, o pagamento da taxa de avaliação não implica que seu artigo será publicado na revista RCMOS, ele irá passar por avaliação preliminar do Corpo Editorial, onde poderá ser aceito para tramitar por outros processos até o aceite final.

A RCMOS encaminhará ao Autor correspondente a versão final do artigo e link para pagamento da Taxa de Publicação. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

pagamento da revisão de escrita e ortografia português continuarão a ser assumidos pelo autor, a RCMOS indicará os revisores autenticados.

As solicitações de correções, após a publicação eletrônica do artigo, deverão ser encaminhadas no prazo de 10 dias da publicação.

 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

Junto com a submissão eletrônica do artigo, deverão ser anexados como documentos suplementares:

  1. cópia do comprovante de pagamento referente à taxa de avaliação e taxa de submissão.  Os dados perfeitamente visíveis e com o nome da pessoa física ou da pessoa jurídica responsável pelo pagamento com os respectivos números de CPF ou CNPJ.
  2. ATENÇÃO: não utilizar a forma de depósito via envelope, pois não constitui em depósito efetivamente realizado. Esse procedimento não será reconhecido pela revista.

Caso a cópia do comprovante não seja enviada juntamente com a submissão do manuscrito, deverá ser enviado por e-mail (contato@revistacientificaosaber.com.br), como anexo.

O não envio desse comprovante no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a partir da data de submissão resultará no cancelamento da submissão.

Cada artigo publicado possui o número de identificação eletrônica – DOI, gerado pela Científica e ratificado pela CrossRef.

Casos não previstos nessas normas serão resolvidos pela Comissão Editorial.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na RCMOS serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.