5 razões para publicar um artigo na RCMOS

2021-10-11

Artigos científicos são escritos, geralmente, após a conclusão de uma pesquisa seja ela documental, bibliográfica ou de campo, e encontram espaço para publicação em periódicos ou revistas especializadas como a RCMOS como forma de divulgação dos resultados de estudos e de descobertas ou contribuições científicas.

5 razões para publicar um artigo na RCMOS:

1. Divulgação científica - a publicação de um artigo científico é uma forma de levar ao conhecimento da comunidade técnico-científica, novas ou recentes descobertas, apresentando o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e metodologias nas diversas áreas da ciência.

2. Aumentar o prestígio do autor - pesquisadores com um grande volume de publicações desfrutam de importante reconhecimento na comunidade científica, e podem alcançar melhores posições no mercado de trabalho.

3. Divulgação do trabalho - muitas instituições de ensino, de pesquisa e várias empresas frequentemente requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho, estudo ou pesquisa através da publicação de artigos técnico-científicos.

4. Aumentar o prestígio da instituição ou empresa - instituições ou empresas que publicam constantemente, à semelhança do que acontece com os pesquisadores, passam a usufruir do reconhecimento e prestígio técnico ligado ao seu nome ou à sua marca, o que ajuda a atrair investimentos e ganhos para a organização.

5. Melhorar o posicionamento no mercado de trabalho – há um ditado em inglês que diz publish or perish, ou seja, publique ou pereça, que reflete a relevância das publicações atualmente. Redigir e publicar um artigo científico dará ao autor uma importante experiência profissional, contribuirá para enriquecer o seu currículo e aumentar suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho.

O artigo, quando assume a forma de um trabalho de conclusão de curso, difere do artigo científico, embora os dois sejam usados como forma de divulgação de resultados de pesquisa. O referencial teórico que sustenta a abordagem do tema e a metodologia utilizada para coleta, tratamento e apresentação dos dados tem caráter mais profundo no artigo científico do que na sua versão para trabalho de conclusão.