Nuances do Bullying Escolar

práticas de enfretamento a partir do desenvolvimento de projeto na E.E.E.M João Bento da Costa

Autores

  • Maria Inês Leite de Lima Xavier

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v9i9.150

Resumo

Este trabalho tem como escopo apresentar as noções básicas acerca das nuances que acarretam às práticas de bullying no ambiente escolar, demonstrando, em um caso específico, como um projeto sobre práticas de enfrentamento do bullying na Escola Estadual de Ensino Médio Joao Bento da Costa tem sido eficaz acerca do comportamento dos discentes em relação a essa conduta agressiva que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Esse estudo tem ainda como preocupação precípua verificar se a escola, campo desta pesquisa, têm conhecimento do Bullying. Nesse sentido, temos como objetivo geral esclarecer o que é o bullying e orientar os alunos, professores e familiares a lidarem com o problema, agindo preventivamente contra, pois quanto mais cedo este problema cessar, melhor será para todos os discentes. A partir daí os objetivos específicos foram sensibilizar toda a comunidade escolar para apoiar os alunos alvos de bullying, fazendo com que se sintam seguros para falar sobre a violência que vinham sofrendo. Intervir imediatamente, tão logo seja a identificação da existência do bullying na escola devendo, portanto, as instituições de ensino manter-se em permanente estado de atenção. Criar referências para os alunos que precisam de apoio e proteção (agressores e vítimas) e para que denunciem as violências sofridas ou testemunhadas. Envolver funcionários, técnicos, professores, gestores, pais e alunos para tomarem ciência da existência do bullying e criar mecanismos que reduzam e previnam este tipo de prática comum nas escolas. Reduzir o bullying na escola. A metodologia teve como alvos principais os discentes, mas docentes, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos, diretores e outros funcionários também participam do projeto da escola. O corpus de dados ocorreu através de questionários com perguntas abertas e fechadas para discentes e docentes e através de revisão de literatura e pesquisa de campo. Foram utilizados artigos e livros sobre o bullying. Os resultados indicaram que os docentes utilizam algumas estratégias para combater o bullying, mas há a necessidade de implementação de um programa ou projeto que trabalhe com a finalidade de esclarecer esse fenômeno. Com base na observação e pesquisa na escola em questão, foram coletados os dados necessários à construção de concepções que concerne a real visão dos educadores desta escola em relação ao Bullying, e foi possível constatar o nível de entendimento sobre o bullying na escola, de maneira a apontar vantagens de um bom relacionamento entre as partes citadas dentro do processo de aprendizagem. Buscou-se subsídio em CURY (2006), SILVA (2006), FANTE (2005), NETO (2005) e outros. Contudo, foi possível verificar que os professores da escola Estadual de Ensino Médio Joao Bento da Costa demonstraram grande capacidade de tratar os casos de bullying, além de trabalharem com total sintonia com a equipe gestora, trabalhando todos para sensibilizar e conscientizar os educandos que venham a sofrer e efetivar o bullying.
Palavras-chave: Bullying. Prevenção. Aprendizagem. Escola.

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

XAVIER, M. I. L. de L. . Nuances do Bullying Escolar: práticas de enfretamento a partir do desenvolvimento de projeto na E.E.E.M João Bento da Costa. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber - ISSN 2675-9128, [S. l.], v. 9, n. 9, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v9i9.150. Disponível em: http://revistacientificaosaber.com.br/ojs/envieseuartigo/index.php/rcmos/article/view/150. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS