Informação para Autores

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Recomendamos que você analise a Sobre a Revista página para as políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores (abaixo).

Autores precisam registrar-se com a revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer log in e iniciar o processo de cinco etapas.

A RCMOS salienta que a composição de seus trabalhos deve adotar as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As referências bibliografias devem se mostrar consistentes.

No caso de trabalhos originais em outro idioma que não seja o português, solicita-se que a tradução venha acompanhada do devido Certificado de tradução expedido por Centro de Idiomas.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Artigos, Resenhas, Tcc, Dissertações, Teses, Livros e ebooks podem ser submetidos a qualquer período do ano, pois a Revista recebe as submissões em fluxo ininterrupto. 

 Submissão mensal: a partir do dia 26 até o dia 15 do mês corrente 

Publicação: dia 25 do mês vigente 

Certificados: 5 dias após a publicação da edição. 

1 A RCMOS reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu Conselho Editorial e Consultivo, como também, o direito de propor eventuais alterações.

2 Os textos deverão ser inéditos, revisados, além de terem sua linguagem em conformidade com a publicação científica. Entendendo-se como inédito aquele trabalho que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro.

3 Os trabalhos a serem publicados devem ser enviados à revista em meio eletrônico como, para revisão por pares:

  1. Artigo Científico;
  2. Monografias;
  3. Trabalhos de Conclusão de Curso;
  4. Dissertações de Mestrado;
  5. Teses de Doutorado;
  6. Anais de Congressos, Simpósios e Encontros de Pesquisa.

ASPECTOS RELEVANTES

REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO 

 Baixe o modelo de artigo para a Revista RCMOS.  

  1. Editor de texto: Microsoft Word – Windows 6.0 ou superior 
  1. Formato: Word 
  1. Margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. 
  1. Paginação: canto inferior direito 
  1. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 
  1. Parágrafo: alinhamento justificado 
  1. Espaçamento entre linhas: 1,5 
  1. Tamanho do papel: A4 
  1. Recuo de parágrafo de 1,5cm 
  1. Máximo de coautores por trabalho: cinco 

 

ELEMENTOS ESTRUTURANTES 

Os trabalhos deverão conter: 

  1. Título - em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizado. 
  1. Título em inglês - em fonte Times New Roman, tamanho 14, em itálico e centralizado. 
  1. Nome dos autores (com a devida qualificação em nota-de-rodapé) 
  1. Resumo (em língua vernácula e resumo, com 180 a 250 palavras, abrangendo o campo de estudo, assim como os objetivos, método, materiais, resultado e conclusão) 
  1. Abstract: Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste.  
  1. De três a cinco palavras-chaves, com alinhamento à esquerda (em português e inglês) 
  1. Introdução 
  1. Fundamentação Teórica 
  1. Métodos 
  1. Resultados e Discussões 
  1. Considerações finais 
  1. Referências (devem ser dispostas em ordem alfabética seguindo a primeira letra do Sobrenome do Autor de acordo com a ABNT) 

REFERÊNCIAS E NOTAS 

As Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto. 

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano em caso de citações indiretas. 

Sendo necessária a indicação do sobrenome e ano e página da publicação no caso de citações diretas. 

Sobre as citações diretas: Citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto, entre aspas e sem itálico. Já as citações com mais de três linhas devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com times new roman10, e com o espaçamento simples, sem aspas. 

Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e devem ter objetivo de esclarecimento sobre passagens no texto. Ao utilizar notas de rodapé, adotar o sistema numérico. 

Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e ser colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto. 

 A Revista Científica Multidisciplinar O Saber publica de forma contínua artigos em qualquer língua, inéditos sobre temas que colaborem para a produção científica, acadêmica e profissional no domínio multidisciplinar.  

Os textos conduzidos para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial da Revista. Os pareceres serão dirigidos ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor. 

A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 

São as seguintes seções que compõem esse periódico: 

I – Artigos Científicos – Compreendem publicações com autoria declarada, que “apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT NBR6022). Os artigos devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas. 

II – Resenhas – Compreendem descrições pormenorizadas sobre determinadas obras, por intermédio da elaboração de um resumo sobre o seu conteúdo, que pode ser descritivo ou crítico (ABNT NBR6028). As resenhas devem ter no mínimo 2 (duas) laudas e no máximo 5 (cinco) laudas. 

III – Resumo Expandido – deve ter no mínimo 4 (quatro) laudas e no máximo 10 (dez) laudas. 

IV -Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação e tese - Apresentação concisa que informe suficientemente ao leitor o objetivo, a metodologia, os resultados e as considerações finais/conclusões do TCC, da dissertação ou da tese, para que ele possa optar pela conveniência da leitura integral desses textos. A revista pode também publicar os anais com os resumos de trabalhos dos Eventos Científicos realizados - devem ter no mínimo 50 (cinquenta) laudas e no máximo 150 (cento e cinquenta) laudas. 

VII – Livros e/ou e-books – Capítulos de livro ou autoral. Deve manifestar solicitação através do e-mail: rcmos.rev@gmail.com 

 Outras modalidades podem ser aceitas desde que aprovadas pelo Comitê Editorial da RCMOS. 

 Para submeter um manuscrito a Revista Cientifica Multidisciplinar o Saber – RCMOS, é necessário fazer o cadastro no Portal do Periódico da RCMOS como Leitor e Autor, criando login e senha de acesso. 

No ato de submissão, solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular e e-mail de contato. Pede-se, ainda, que o autor indique como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser apresentado. 

Deverá ser enviado arquivo em formato doc ou .docx 

O autor deve acessar o sistema, clicar no link Nova submissão e preencher as informações necessárias nos cinco passos, a saber: 

Passo 1. Iniciar submissão. Preenchimento dos campos: Seção; Idioma da submissão; Condições para submissão; Declaração de direito autoral. Comentários para o editor são opcionais. 

Passo 2. Transferência do manuscrito em doc ou docx.: esta versão destina-se à avaliação, com todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras, no lugar em que deverão ser publicados, e sem informações que permitam identificar a autoria. 

 O texto deve está em espaço entre linhas 1,5; usa uma fonte times new Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. e segue rigorosamente o  Baixe o modelo de artigo para a Revista RCMOS.  

 Passo 3. Metadados da Submissão (Indexação). Inclusão dos dados de todos os autores, do título e do resumo do trabalho apresentado, de colaboradores e agências de fomento (se for o caso) e das referências citadas no texto. Os coautores também devem estar cadastrados no sistema. 

Passo 4. Documentos suplementares. Nessa etapa, deve ser transferido/enviado o manuscrito COMPLETO em formato “.doc” ou “.docx”: esta versão deverá conter todas as informações sobre autoria e filiação, além dos gráficos, quadros, tabelas e figuras nas devidas posições no texto. 

Passo 5. Confirmação da submissão: nesta etapa, o autor deve clicar em “Concluir submissão”. 

Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema → menu → acesso → login e senha. 

A submissão a Revista Cientifica Multidisciplinar o Saber – RCMOS deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente. 

Os manuscritos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente com atribuição de DOI (Document Object Identifier), ISSN (International Standard Serial Numbersigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou ISBN (International Standard Book Number). 

 

Todo trabalho submetido a Revista Cientifica Multidisciplinar o Saber – RCMOS.é analisado em programa antiplágio, antes de ser encaminhado para avaliação. A finalidade do procedimento é identificar plágio e autoplágio. É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores deverão ser indicados. 

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico. 

A revista permite-se realizar, durante o processo de revisão, pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores. 

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacionalque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. A estrutura do trabalho foi elaborada conforme apregoam as normas de submissão.
  3. O trabalho não ultrapassa os limites de páginas, está formatado de acordo com as normas do periódico e as citações e referências foram elaboradas conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  4. O artigo apresenta o resumo e as palavras-chave no idioma original do texto e em outro idioma de divulgação internacional.

TAXAS

Após a submissão será realizada a pré-análise do artigo e documentos suplementares, se houver alguma pendência, a revista solicitará a correção. Caso a solicitação de adequação não seja atendida no prazo estabelecido a submissão será cancelada. 

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a RCMOS cobrará:

PAGAMENTO DA TAXA ÚNICA 

A Taxa Única no valor de R$97,00 (não reembolsáveis), deverá ser paga no momento do envio para submissão do material. 

 O pagamento deverá ser gerado no link a seguir: PAGAMENTO DA TAXA ÚNICA O comprovante de pagamento deverá ser anexado e enviado no email: rcmos.rev@gmail.com 

Após aprovação do manuscrito na pré-análise, o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa única, o artigo seguirá para a Primeira Etapa da avaliação. 

Ressaltamos que, o pagamento da taxa de avaliação não implica que seu artigo será publicado na revista RCMOS, ele irá passar por avaliação preliminar do Corpo Editorial, onde poderá ser aceito para tramitar por outros processos até o aceite final. 

No entanto, em conformidade com as boas práticas de publicação científica, a RCMOS solicita correções aos autores, que ao serem realizadas, o material segue para o processo de publicação. 

A RCMOS encaminhará ao Conselho Editorial a versão final do artigo. Este é responsável por manifestar o aceite da versão final para publicação. 

O pagamento da revisão de escrita e ortografia português continuarão a ser assumidos pelo autor. 

As solicitações de correções, após a publicação eletrônica do artigo, deverão ser encaminhadas no prazo de 10 dias da publicação. 

Realize o pagamento da taxa única no valor de R$97,00 no link a seguir: Pagar Taxa RCMOS

Ou via PIX 30006249000175 (CNPJ).

Taxa Única no valor de R$97,00 (não reembolsáveis), deverá ser paga no momento do envio para submissão do material.

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua submissão e solicitando o pagamento da Taxa Única. O pagamento deverá ser realizado gerado no endereço que será encaminhado no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado e enviado no email: rcmos.rev@gmail.com

 Após aprovação do manuscrito na pré-análise, o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa única, o artigo seguirá para a Primeira Etapa da avaliação.

Ressaltamos que, o pagamento da taxa de avaliação não implica que seu artigo será publicado na revista RCMOS, ele irá passar por avaliação preliminar do Corpo Editorial, onde poderá ser aceito para tramitar por outros processos até o aceite final.

A RCMOS encaminhará ao Autor correspondente a versão final do artigo. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

pagamento da revisão de escrita e ortografia português continuarão a ser assumidos pelo autor, a RCMOS indicará os revisores autenticados.

As solicitações de correções, após a publicação eletrônica do artigo, deverão ser encaminhadas no prazo de 10 dias da publicação.

 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

 

Junto com a submissão eletrônica do artigo, deverão ser anexados como documentos suplementares:

  1. cópia do comprovante de pagamento da taxa referente à taxa única para submissão e publicação. 
  2. ATENÇÃO: não utilizar a forma de depósito via envelope, pois não constitui em depósito efetivamente realizado. Esse procedimento não será reconhecido pela revista.

Caso a cópia do comprovante não seja enviada juntamente com a submissão do manuscrito, deverá ser enviado por e-mail (contato@revistacientificaosaber.com.br), como anexo.

O não envio desse comprovante no prazo de 24 (vinte e quatro) horas a partir da data de submissão resultará no cancelamento da submissão.

Cada artigo publicado possui o número de identificação eletrônica – DOI, gerado pela Científica e ratificado pela CrossRef e certificado de publicação.

Casos não previstos nessas normas serão resolvidos pela Comissão Editorial.