Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.802 | submissão: 24/12/2023 | aceito: 26/12/2023 | publicação: 28/12/2023
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING: A LITERATURE REVIEW
Bruna Nunes Mont’mor– Universidad Columbia del Paraguay
Karen Santos D’ Oliveira– Universidad Columbia del Paraguay
Geovana Barbosa Ogione– Universidad Columbia del Paraguay
Marluce Andrade de Almeida– Universidad Columbia del Paraguay
Josiângela Farias Zanon Ventorim– Universidad Columbia del Paraguay
Maria José Silva Almeida Trindade– Universidad Columbia del Paraguay
RESUMO
A pesquisa em ensino de ciências enfatiza que a experimentação desempenha um papel importante na compreensão das relações entre a natureza e seus processos. A química é uma ciência factual e natural, porque seu sistema de conhecimento é criado a partir de fatos que são naturais. É muito difundido entre os professores o trabalho experimental como meio de ensino das ciências naturais, e pode-se dizer que o trabalho experimental desempenha um papel central e importante na aprendizagem. No entanto, um dos desafios atuais do ensino de química baseia-se em criar uma conexão entre o conhecimento aprendido nas áreas científicas e o cotidiano dos alunos. Para isso, os professores de química devem romper com o ensino tradicional, onde as aulas práticas são utilizadas como método de ensino, pois a utilização desse recurso não só alia teoria e prática, mas também faz do aluno um ator ativo na construção do conhecimento.
Palavras-chave: experimentação, ensino, química.
ABSTRACT
Research in science education emphasizes that experimentation plays an important role in understanding the relationships between nature and its processes. Chemistry is a factual and natural science, because its system of knowledge is created from facts that are natural. Experimental work as a means of teaching the natural sciences is widespread among teachers, and it can be said that experimental work plays a central and important role in learning. However, one of the current challenges of teaching chemistry is based on creating a connection between the knowledge learned in scientific areas and the daily lives of students. For this, chemistry teachers must break with traditional teaching, where practical classes are used as a teaching method, since the use of this resource not only combines theory and practice, but also makes the student an active actor in the construction of knowledge.
Keywords: experimentation, teaching, chemistry.