A simplificação da linguagem jurídica no direito para o livre acesso à justiça The simplification of legal language in the law for free access to justice
Jackson Pereira de Almeida
1. INTRODUÇÃO
O poder judiciário utiliza-se de uma linguagem própria e totalmente técnica, no decorre de todo e qualquer ato processual, sendo de fácil entendido para um grupo seleto e específico, aqueles que adentraram no âmbito do Direito.
1.1. Objetivos
A linguagem simples tem como objetivo a independência real do Poder Judiciário, sob o conceito do Direito ser uma ciência exata nas suas relações sociais, relações que refletem como deve ser o Direito e como ele é recepcionado e compreendido. A linguagem jurídica usa palavras difíceis, termos exclusivos, que faz distanciar-se da afirmação de que o compreensível não é esquecido.
A simplificação através da mudança do uso das palavras, transformando-as em vocabulário de uso comum, direto e curto, obteria mais precisão na comunicação entre judiciário e receptor, evidenciando clareza na interpretação do conteúdo e o alcance que o legislador pretende dar á norma.
1.1.1 Objetivo geral:
Analisar a necessidade de simplificação da linguagem jurídica para garantia do acesso à justiça.
1.1.2 Objetivos específicos:
- Verificar a linguagem dos processos atuais para a população
- Analisar, por meio de análise documental, as dificuldades do acesso à justiça
- Compreender a importância da linguagem para efetividade do direito para a população e facilitação do acesso à justiça