INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo – SP ISSN: 2675-9128. São Paulo, v. 02, n. 2, p. 01-10, fev. 2021.
A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA RESERVA INDÍGENA DE CAARAPÓ-MS: REFLEXÕES DE UM ASPIRANTE A XAMÃ
THE INTRODUCTION OF INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN THE INDIGENOUS RESERVE OF CAARAPÓ-MS: REFLECTIONS OF AN ASPIRANT TO THE SHAMAN
MARTINS, Elemir Soares2
SILVA FILHO, Eduardo Gomes da3
Resumo
Neste artigo, propõe-se discutir o processo de introdução da Educação Escolar Indígena na Aldeia Caarapó-MS, a partir das vivências e experiências dos próprios índios, em particular, destaca-se a trajetória do indígena Elemir Soare Martins, que retrata em sua Dissertação de Mestrado, a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados-MS, as nuances da introdução do processo educacional do povo Guarani e Kaiowá, perpassando além desta trajetória, outras variantes deste processo, como nos casos das ações das Igrejas Evangélicas e alianças institucionais que foram realizadas com ONGs e Universidades.
Palavras-chave: Educação. Reserva Indígena. Xamã.
ABSTRACT: In this article, it is proposed to discuss the process of introducing Indigenous School Education in Aldeia Caarapó-MS, based on the experiences and experiences of the Indians themselves, in particular, the trajectory of the indigenous Elemir Soare Martins, which he portrays in his Dissertation, stands out. Masters, to be defended in the Post-Graduate Program in History of the Federal University of Grande Dourados-MS, the nuances of the introduction of the educational process of the Guarani and Kaiowá people, going beyond this trajectory, other variants of this process, as in the cases of actions of Evangelical Churches and institutional alliances that were carried out with NGOs and Universities.
Keywords: Education. Indigenous Reserve. Shaman.
Esse texto é uma adaptação de parte da minha Dissertação de Mestrado, orientada pelo Prof. Dr. Levi Marques Pereira, PPGH/UFGD.
2 Mestrando - Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Grande Dourados – MS, PPGH/UFGD - Brasil. Bolsista CAPES. E-mail: elemirs.martinsufgd@gmail.com
3 Professor da Universidade Federal de Roraima - UFRR. E-mail: eduardo.filho@ufrr.br