COMO CITAR: BATISTA, Janilson Ribeiro. Cultura popular na educação e suas áreas de conhecimento. RCMOS – Revista Científica Multidisciplinar O Saber. São Paulo, ano II, v.2, n. 2, jul./dez. 2022. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.322
Cultura popular na educação e suas áreas de conhecimento
Popular culture in education and its areas of knowledge
Janilson Ribeiro Batista
Submetido em: 02/07/2022
Aprovado em: 02/07/2022
Publicado em: 04/07/2022
DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.322
RESUMO
Neste trabalho, objetivamos acerca da discussão do presente e tentando uma visão do folclore nacional, ou seja, acerca da Cultura, de seu processo de “espetacularização” (p. 4) nacional, como prática determinante na inclusão da arte para um cidadão. Trabalhando sobre uma pirâmide, isto é, inserindo a educação, arte e corroborando na especificidade do
folclore, para com a cultura, trilhamos este Artigo realizando uma revisão da literatura e apresentando uma proposta pedagógica. Esta revisão literária busca auxílio em teóricos de renome, notadamente em trabalhos que orientam as práticas desta temática para com o cidadão. Tendo em vista que a proposta foi construída a partir das pesquisas teóricas, foi dada a proposta a fim de que o esporte possa contribuir para a formação de sujeitos críticos e independentes em relação às opiniões que estes assumem. Somando a isto, a cultura, ou seja, o saber empírico mostra que a sociedade tem o conhecimento desta temática. Acreditamos que essa proposição pode estimular os alunos a refletirem sobre a cultura no que se refere aos preceitos contemporâneos do estilo de vida ativo para uma sociedade mais forte e saudável.
Palavras-chave: Cultura. Folclore. Nacional.
ABSTRACT
In this work, we aim at the discussion of the present and trying a vision of national folklore, that is, about Culture, of its process of national “spectacularization” (p. 4), as a decisive practice in the inclusion of art for a citizen. Working on a pyramid, that is, inserting education, art and corroborating the specifi city of folklore with culture, we have followed this article by carrying out a literature review and presenting a pedagogical proposal. This literary review seeks help from renowned theorists, notably in works that guide the practices of this theme towards the citizen. Considering that the proposal was built from theoretical research, the proposal was given so that sport can contribute to the formation of critical and independent subjects in relation to the opinions they assume. Adding to this, culture, that is, empirical knowledge, shows that society has knowledge of this theme. We believe that this proposition can encourage students to refl ect on the culture in terms of contemporary precepts of an active lifestyle for a stronger and healthier society.
Keywords: Culture. Folklore. National.