Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.636 | submissão: 21/08/2023 | aceito: 23/08/2023 | publicação: 12/09/2023
DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO NO AUTISMO: Os desafios da inclusão do aluno autista
Willian Orany Sá e Silva
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo discutir as formas de atendimento aos alunos com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), desde a Educação Infantil, garantindo a eles o direito de serem incluídos no processo de ensino e aprendizagem, e identificando possíveis barreiras que influenciam neste processo. A metodologia abordada neste trabalho é de cunho bibliográfico. As crianças com TEA podem ter dificuldade em desenvolver habilidades de linguagem e entender o que os outros dizem a elas. Eles também costumam ter dificuldade de se comunicar não verbalmente, como por meio de gestos com as mãos, contato visual e expressões faciais. Por ser um transtorno do desenvolvimento, o autismo se manifesta em algumas crianças a partir dos três anos de idade, tendo uma grande incidência nos meninos, afetando, principalmente, a socialização e a linguagem. Diante disso, discutiremos as perspectivas atuais das políticas de inclusão escolar para os alunos autistas, destacando o papel do professor para contribuir nesse intento. Por fim, enfatizamos a falta de suporte e da qualificação do professor em paralelo a demanda cada vez mais crescente no atendimento e inclusão do aluno autista.
Palavras-chave: TEA. Aprendizagem, Ensino. Inclusão.
ABSTRACT
This paper aims to discuss the ways in which students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) are assisted, from Kindergarten, guaranteeing them the right to be included in the teaching and learning process, and identifying possible barriers that influence this process. The methodology covered in this work is bibliographical in nature. Children with ASD may have difficulty developing language skills and understanding what others say to them. They also often have difficulty communicating nonverbally, such as through hand gestures, eye contact, and facial expressions. As it is a developmental disorder, autism manifests itself in some children from the age of three, having a high incidence in boys, mainly affecting socialization and language. Therefore, we will discuss the current perspectives of school inclusion policies for autistic students, highlighting the teacher’s role in contributing to this goal. Finally, we emphasize the lack of support and teacher qualification in parallel with the growing demand for assistance and inclusion of autistic students.
Keywords: ASD. Learning process. Inclusion