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DISCURSOS DE ÓDIO E ATOS VIOLENTOS DENTRO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS



Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.755 | submissão: 24/10/2023 | aceito: 24/10/2023 | publicação: 25/10/2023


DISCURSOS DE ÓDIO E ATOS VIOLENTOS DENTRO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS


Priscila Lima Silva

Ana Paula da Silva Sotero


RESUMO

As instituições escolares têm se mostrado ambientes na qual as práticas excludentes e violentas contra outras crianças, adolescentes e adultos ocorrem de maneira frequente. No contexto brasileiro, a violência na escola é reconhecida pelos alunos como uma desventura multifacetada, sendo observado desde agressões física contra o outro, quanto violência verbal, seja entre aluno-aluno ou professor-aluno. Nesse contexto, o presente estudo, sob a forma de revisão integrativa da literatura, tem como objetivo de analisar os principais fatores desencadeadores para a ocorrência de tais fenômenos e quais as medidas de prevenção e combate à violência em escolas brasileiras. Foram incluídos 11 artigos, obtidos através das bases de dados científicas: Google acadêmico, LexML Brasil e Periódicos Capes. Observou-se que a violência escolar engloba a violência física, incluindo castigo corporal; violência psicológica, incluindo abuso verbal; violência sexual, incluindo estupro e assédio; e bullying, incluindo cyberbullying, na qual denotou-se um número exorbitante de diferentes episódios de agressão. Além disso, a violência e o discurso de ódio devem ser compreendidos como uma relação de sociabilidade presente na escola, que se origina de duas formas distintas: como expressão do autoritarismo pedagógico ou como transferência de uma norma social, que é marcado pela violência que rege as relações interpessoais em grupos sociais específicos. Dessa forma, torna-se imprescindível a aplicação de medidas que visam intervir nos principais fatores de risco para o desenvolvimento de comportamentos agressivos, e também de identificar os jovens em situações de vulnerabilidade que podem propiciar tais atos violentos.

Palavras-chave: Violência. Adolescentes. Escola


ABSTRACT

School institutions have proven to be environments in which exclusionary and violent practices against other children, adolescents and adults occur frequently. In the Brazilian context, violence at school is recognized by students as a multifaceted misfortune, being observed from physical aggression against the other, to verbal violence, whether between student-student or teacher-student. In this context, the present study, in the form of an integrative literature review, aims to analyze the main triggering factors for the occurrence of such phenomena and what are the measures to prevent and combat violence in Brazilian schools. Eleven articles were included, obtained through the scientific databases: Google academic, LexML Brasil and Periódicos Capes. It was observed that school violence encompasses physical violence, including corporal punishment; psychological violence, including verbal abuse; sexual violence, including rape and harassment; and bullying, including cyberbullying, in which an exorbitant number of different episodes of aggression were reported. In addition, violence and hate speech must be understood as a relationship of sociability present at school, which originates in two different ways: as an expression of pedagogical authoritarianism or as a transfer of a social norm, which is marked by the violence that governs interpersonal relationships in specific social groups. Thus, it is essential to apply measures that aim to intervene in the main risk factors for the development of aggressive behavior, and also to identify young people in vulnerable situations that can lead to such violent acts.

Keywords: Violence. Teenagers. School.

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