Inovação no comércio eletrônico: contribuições da engenharia e gestão do conhecimento
Innovation in e-commerce: contributions of engineering and knowledge management
Fernando A. Ostuni Ghauthier
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
fernando.gauthier@ufsc.br
José Tadeu Silva
Mestrando do programa de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Grupo de Pesquisas Governança e Gestão de Tecnologia da Informação no Laboratório de Educação a Distância da UFSC
gigaflex.tadeu@gmail.com
Submetido em:15/09/2022
Aprovado em: 15/09/2022
Publicado em: 16/09/2022
DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.354
Resumo
O objetivo deste artigo é contextualizar a inovação dos produtos, processos e serviços no Comércio Eletrônico - CE, além de analisar a contribuição da Engenharia e Gestão do Conhecimento como um campo profícuo para essa inovação. Integrar os processos e ferramentas da Engenharia do Conhecimento - EC ao CE favorece a busca de soluções e minimiza os riscos e barreiras à inovação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que leva em conta o CE como uma temática atual e em constante evolução, o que exige estratégias inovadoras no relacionamento com os clientes, na utilização de novas técnicas e ferramentas proporcionadas pela EC.
Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Inovação. Gestão do Conhecimento. Engenharia do Conhecimento.
Abstract
The aim of this article is to contextualize the innovation of products, processes, and services in EC, besides the contribution of Engenharia and Management of the World as a fruitful field for innovation. Integrating the processes and tools of Knowledge Engineering - EC to the Ce favors the search for solutions and minimizes risks and barriers to innovation. It is bibliographic research, which considers the EC as a current and constantly evolving theme, which requires innovative strategies in the relationship with customers, not the use of new techniques and tools provided by the EC.
Keywords: Ecommerce. Innovation. Knowledge Management. Knowledge Engineering.