top of page

Inovação no comércio eletrônico: contribuições da engenharia e gestão do conhecimento



Inovação no comércio eletrônico: contribuições da engenharia e gestão do conhecimento

Innovation in e-commerce: contributions of engineering and knowledge management


Fernando A. Ostuni Ghauthier

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

fernando.gauthier@ufsc.br


José Tadeu Silva

Mestrando do programa de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Grupo de Pesquisas Governança e Gestão de Tecnologia da Informação no Laboratório de Educação a Distância da UFSC

gigaflex.tadeu@gmail.com


Submetido em:15/09/2022

Aprovado em: 15/09/2022

Publicado em: 16/09/2022

DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.354


Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar a inovação dos produtos, processos e serviços no Comércio Eletrônico - CE, além de analisar a contribuição da Engenharia e Gestão do Conhecimento como um campo profícuo para essa inovação. Integrar os processos e ferramentas da Engenharia do Conhecimento - EC ao CE favorece a busca de soluções e minimiza os riscos e barreiras à inovação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que leva em conta o CE como uma temática atual e em constante evolução, o que exige estratégias inovadoras no relacionamento com os clientes, na utilização de novas técnicas e ferramentas proporcionadas pela EC.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Inovação. Gestão do Conhecimento. Engenharia do Conhecimento.


Abstract

The aim of this article is to contextualize the innovation of products, processes, and services in EC, besides the contribution of Engenharia and Management of the World as a fruitful field for innovation. Integrating the processes and tools of Knowledge Engineering - EC to the Ce favors the search for solutions and minimizes risks and barriers to innovation. It is bibliographic research, which considers the EC as a current and constantly evolving theme, which requires innovative strategies in the relationship with customers, not the use of new techniques and tools provided by the EC.

Keywords: Ecommerce. Innovation. Knowledge Management. Knowledge Engineering.

Posts Relacionados

Ver tudo

Métodos de melhoramento de solos

Ano III, v.3, ed. 2, set./ dez. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i2.778 | submissão: 19/11/2023 | aceito: 21/11/2023 | publicação: 23/11/2023...

bottom of page