Linguística aplicada no campo da globalização da língua inglesa
Applied linguistics in the field of the globalization of the english language
Edinilce Ferreira Lima
Submetido em: 01/12/2022
Aprovado em: 01/12/2022
Publicado em: 05/12/2022
DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.452
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a linguística aplicada no campo da globalização da língua inglesa na contemporaneidade. Na competência dessa reflexão, sugestiona-se, à explicação da linguística aplicada, contemplando o inglês como uma ferramenta idiomática da comunicação global, utilizada por distintas nações e culturas e por isso mesmo, aponta-se a inevitabilidade de reconsiderar, tal como o progresso da educação crítica que agem no sentido de descolonizar essa língua, com pontos de vistas que favoreçam o desenvolvimento de aprendizes críticos, para poder trabalhar com a diversidade linguística e suas causas modernas, cujas considerações são feitas por meio da língua inglesa, assim, solicitando a comunicação, quer seja oral, ou escrita, por dentro de uma língua desenganchada de suas origens. Metodologicamente, a investigação está organizada à luz da revisão bibliográfica assim, o processo de levantamento e análise qualitativa será demonstrado no que já foi publicado sobre a temática. Como principal aporte teórico destaca-se Moita Lopes (1996, 1998, 2006, 2009) Kumaravadivelu (2006), Celani (1998), e dentre outros autores, que sustentam à discussão da temática. É indispensável, ultrapassar as limitações suportadas por grande parte do trabalho elaborado em Linguística Aplicada (LA) até o presente momento, para que seja aceitável o começo de um lugar que beneficie um movimento constante de reflexão e ação ao redor da formação do futuro docente de linguagens, especialmente da língua inglesa.
Palavras-chave: Linguística Aplicada; Globalização; Língua Inglesa.
ABSTRACT
This article aims at analyzing applied linguistics in the field of the globalization of the English language in contemporary times. In the competence of this reflection, it is suggested, to the explanation of applied linguistics, contemplating English as an idiomatic tool of global communication, used by different nations and cultures and for that very reason, it is pointed out the inevitability of reconsidering, such as the progress of critical education that act in the sense of decolonizing this language, with viewpoints that favor the development of critical learners, to be able to work with linguistic diversity and its modern causes, whose consolidations are made through the English language, thus, requesting communication, whether oral or written, within a language unhooked from its origins. Methodologically, the research is organized in the light of the literature review, thus, the process of survey and qualitative analysis will be shown in what has already been published on the theme. As the main theoretical support, Moita Lopes (1996, 1998, 2006, 2009) Kumaravadivelu (2006), Celani (1998), and among other authors, who support the discussion of the theme, stand out. It is indispensable, to overcome the limitations supported by most of the work done in LA so far, in order to be acceptable the beginning of a place that benefits a constant movement of reflecion and action around the formation of the future teacher of languages, especially of the English language.
Keywords: Applied Linguistics; Globalization; English language.