Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.581 | submissão: 13/07/2023 | aceito: 14/07/2023 | publicação: 21/07/2023
O TRATAMENTO DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O protagonismo do professor no contexto da escola contemporânea.
Markelen Dutra
RESUMO
Este artigo investiga como as instituições escolares abordam a criatividade e a inovação no contexto educacional e discorre sobre o papel fundamental do professor nesse processo. A criatividade e a inovação são habilidades essenciais para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, permitindo-lhes enfrentar problemas complexos, pensar criticamente e desenvolver soluções inovadoras. No entanto, muitas escolas ainda apresentam estruturas e práticas pedagógicas que não incentivam ou valorizam adequadamente a criatividade e a inovação. Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre as maneiras pelas quais as instituições escolares podem promover um ambiente propício à criatividade e à inovação. Também nessa pesquisa procurou-se analisar de quemaneira é possível criar ambientes de aprendizagem flexíveis, que permitam a exploração e a experimentação. Os professores precisam estar abertos a novas abordagens pedagógicas e dispostos a adaptar suas práticas para atender às necessidades individuais dos estudantes, estimulando sua criatividade e encorajando a busca por soluções inovadoras. Dessa forma, os professores setornamagentes de transformação social nas instituições escolares, promovendo a criatividade e ainovação como pilaresessenciais
da educação.
Palavras-chave:Criatividade. Compartilhamento. Protagonismo.Educação.Inovação.
ABSTRACT
This article investigates how educational institutions approach creativity and innovation in theeducational context and discusses the fundamental role of the teacher in this process. Creativity and innovation are essential skills to prepare students for the challenges of the 21st century, allowing them to face complex problems, think critically and develop innovative solutions. However, many schools still have pedagogical structures and practices that do not encourage oradequately value creativity and innovation. This article proposes a reflection on the waysin which educational institutions can promote an environment conducive to creativity and innovation.This research also sought to analyze how it is possible to create flexible learning environments that allowexplorationand experimentation. Teachers need tobeopentonewpedagogical approaches and willing to adapttheir practicesto meet students’individualneeds, stimulating their creativity and encouragingthe search for innovative solutions.In thisway,teachers be comeagentsofsocial transformation in school institutions, promoting creativity and
innovation as essential pillars ofeducation.
Keywords:Creativity.Sharing.Protagonism.Education.Innovation.