Ano III, v.3, ed. 1, jan./ jul. 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.587 | submissão: 13/07/2023 | aceito: 14/07/2023 | publicação: 23/07/2023
UMA REFLEXÃO SOBRE A LITERATURA AFRO BRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lidiane Fagundes Machado Alves
Linha de pesquisa; Ensino de literatura no Contexto das Leis10.645/03 e11.6545/08 Área de Ensino na Educação Básica Prof. Eliane Gonçalves Costa
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o estudo da história da cultura afrobrasileira, como também, os principais desafios enfrentados pela luta e superação do racismo e da desigualdade social no ambiente escolar. Durante várias décadas tem sido discutido sobre tratar desse tema, e buscamos respostas sobre qual é a melhor estratégia para uma ação docente adequada que possibilite mudanças que possam impulsionar a luta pela desigualdade social por meio da educação. A pesquisa busca conhecer as leis, e metodologias didáticas para chamar atenção dos alunos de forma consciente e levá-los ao aprendizado, referenciando as diversas matrizes africanas que temos como influencia, e ferramentas que seriam cruciais para que esse tema seja evidenciado com total importância no contexto escolar. A metodologia dessa pesquisa foi fundamentada em uma revisão bibliográfica construída a partir de uma revisão teórica feita em artigos encontrados em vários periódicos eletrônicos, e também em monografias e dissertações. Após a pesquisa foi o momento da analise descritiva feita mediante a leitura da temática.